Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Acreditar na bondade...

por VENCER É POSSÍVEL, em 04.07.14

Já nos habituámos a comprar os jornais onde lemos escândalos, desastres e tudo o que há de mau neste mundo. Há muito que os media se acomodaram a reportar só o lado sombrio da vida, votando ao desprezo tudo o que há de mais grandioso no homem.

 

Procurava um destes dias um exemplo positivo, quando me apercebi da dificuldade da tarefa que tinha pela frente. Não seria de insistirmos mais em casos positivos em vez de os ignorar, como se falar nas qualidades humanas fosse um sinal de fraqueza? Por exemplo, nem sempre se deu em África a devida importância aos discursos de Nelson Mandela, apesar do seu teor e do grande destaque que eles mereceram em quase todo o mundo.

 

Mandela, cuja vida em si é o melhor exemplo da nobreza de que o homem é capaz, num discurso que assinalava dez anos de parlamentarismo democrático na África do Sul, frisou a dada altura: “Nunca nos devemos esquecer do nosso terrível passado. Essa memória não deve servir como forma de nos manter negativamente agarrados ao passado, mas como uma lembrança que nos deve alegrar por tudo aquilo que já conseguimos.”

 

“A memória de uma História de divisão e ódio, injustiça e sofrimento, desumanidade de pessoa contra pessoa, deve inspirar-nos a celebrar a demonstração da nossa capacidade como seres humanos de progredir, de seguir em frente, de crescer, de fazer melhor.”

 

Mandela prosseguiu com uma referência ao sistema democrático, ideal para uma sociedade aberta, livre e inclusiva. Depois veio com a seguinte afirmação: “O meu desejo é que os sul-africanos nunca deixem de acreditar na bondade, que cultivem a fé no ser humano como o pilar da nossa democracia.”

 

Nesse discurso, Mandela acabou por se referir a aspectos negativos no mundo de hoje e aos problemas que ainda subsistem na África do Sul. Mas o motivo de trazer as suas palavras até este espaço, como reflexão, reside no impacto do seu voto, um voto que devia ser extensivo a todos os países e povos do mundo: “O bem pode ser conseguido pelos seres humanos preparados para confiar, preparados para acreditar na bondade das pessoas.”

 

A certeza na bondade das pessoas é que nos levou a confiar no sucesso do concurso “Vencer é possível”, como meio de possibilitar a construção do Hospital para Crianças Nelson Mandela.

 

O nosso sincero agradecimento aos que têm contribuído para este generoso projecto de erguer um hospital para assistir crianças de toda a África Austral. O bem está à distância de um gesto seu: enviar um SMS para o 821807, 842021 ou 861807. E ainda pode ganhar!

Nelson Mandela por Alves André.

  Nelson Mandela por Alves André. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

subscrever feeds