Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Acompanhe a campanha de recolha de fundos para a construção de um hospital destinado a crianças.
"Cinco anos depois participei numa outra celebração, desta vez assinalando os seus 90 anos. Foi uma data festejada mundialmente. O foco da homenagem a Madiba foi um grandioso espectáculo musical realizado em Londres e transmitido em directo para todo o mundo, no qual ele esteve presente na companhia de Graça Machel.
Não há palavras que possam descrever o carinho e a emoção que as pessoas de todos os cantos do mundo sentiram nesses dias. Isto mesmo foi sublinhado pelo conhecido artista norte-americano Will Smith, que, na qualidade de mestre-de-cerimónias desse espectáculo em Londres, subiu ao palco para felicitar Madiba.
No dia 18 de Julho de 2008, data do nonagésimo aniversário de Madiba, eu e a Lola estávamos em Joanesburgo, preparando-nos para participar nas celebrações, quando tivemos a agradável surpresa de receber gratuitamente os nossos bilhetes de passagem para um voo de duas horas com destino a Qunu, berço da família Mandela. Sentimo-nos muito honrados por nos ter sido concedida essa distinção. Tratava-se de mais uma prova da amizade que Madiba nutria por nós.
Chegámos a Qunu por volta das onze horas da manhã do dia 19 de Julho de 2008, para participarmos num almoço festivo. À nossa chegada, fomos recebidos por elementos do protocolo que nos acompanharam à residência oficial de Madiba, para lhe apresentarmos os nossos parabéns e cumprimentos. Esta atenção protocolar sensibilizou-nos bastante.
Durante o almoço servido numa tenda enorme, apercebi-me que na mesa de honra estava, acompanhado por sua esposa, Thabo Mbeki, Presidente da África do Sul, bem como Jacob Zuma, presidente do ANC e seu actual sucessor. Entre outras individualidades, estava também uma senhora de avançada idade, de origem indiana, que penso ser familiar de um dos presos políticos sul-africanos amigos de Madiba e que preparava para ele o famoso “arroz biryani”.
Numa outra mesa, com os seus multicolores trajes típicos ainda envergados, ou até semi-nuas, sentavam-se as dançarinas que tinham saudado os convidados à chegada. As danças tradicionais contribuíram bastante para dar uma nota festiva a esta celebração.
Uma outra atenção que muito nos agradou foi o facto do protocolo ter organizado o nosso regresso a Joanesburgo nessa mesma tarde, utilizando um avião privado, evitando dessa forma termos de pernoitar em Qunu, onde não havia alojamento suficiente devido aos inúmeros convidados presentes. A viagem de Qunu para Lanseria, nas proximidades de Pretória, durou cerca de duas horas.Aproveitámos para visitar os nossos filhos e dar uma volta pela cidade de Joanesburgo, que já então se preparava para receber alguns dos jogos do Mundial de Futebol de 2010.
Se ainda não foi depreendido, o motivo desta grande amizade que sinto por Madiba é muito simples: uma profunda admiração pela sua personalidade, pelos seus feitos e pelo que ele representa enquanto homem e figura pública. Por outro lado, a retribuição desta amizade e o reconhecimento que ele sempre nos soube manifestar."