Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os Noventa Anos de Mandela

por VENCER É POSSÍVEL, em 08.07.14
Outro aniversário importante de Nelson Mandela, que Abílio Soeiro descreve no seu livro "Obrigado Madiba", foi comemorado no dia 18 de Julho de 2008

 

"Cinco anos depois participei numa outra celebração, desta vez assinalando os seus 90 anos. Foi uma data festejada mundialmente. O foco da homenagem a Madiba foi um grandioso espectáculo musical realizado em Londres e transmitido em directo para todo o mundo, no qual ele esteve presente na companhia de Graça Machel.

 

Não há palavras que possam descrever o carinho e a emoção que as pessoas de todos os cantos do mundo sentiram nesses dias. Isto mesmo foi sublinhado pelo conhecido artista norte-americano Will Smith, que, na qualidade de mestre-de-cerimónias desse espectáculo em Londres, subiu ao palco para felicitar Madiba.

 

No dia 18 de Julho de 2008, data do nonagésimo aniversário de Madiba, eu e a Lola estávamos em Joanesburgo, preparando-nos para participar nas celebrações, quando tivemos a agradável surpresa de receber gratuitamente os nossos bilhetes de passagem para um voo de duas horas com destino a Qunu, berço da família Mandela. Sentimo-nos muito honrados por nos ter sido concedida essa distinção. Tratava-se de mais uma prova da amizade que Madiba nutria por nós.

 

Chegámos a Qunu por volta das onze horas da manhã do dia 19 de Julho de 2008, para participarmos num almoço festivo. À nossa chegada, fomos recebidos por elementos do protocolo que nos acompanharam à residência oficial de Madiba, para lhe apresentarmos os nossos parabéns e cumprimentos. Esta atenção protocolar sensibilizou-nos bastante.

 

Durante o almoço servido numa tenda enorme, apercebi-me que na mesa de honra estava, acompanhado por sua esposa, Thabo Mbeki, Presidente da África do Sul, bem como Jacob Zuma, presidente do ANC e seu actual sucessor. Entre outras individualidades, estava também uma senhora de avançada idade, de origem indiana, que penso ser familiar de um dos presos políticos sul-africanos amigos de Madiba e que preparava para ele o famoso “arroz biryani”.

 

Numa outra mesa, com os seus multicolores trajes típicos ainda envergados, ou até semi-nuas, sentavam-se as dançarinas que tinham saudado os convidados à chegada. As danças tradicionais contribuíram bastante para dar uma nota festiva a esta celebração.

 

Uma outra atenção que muito nos agradou foi o facto do protocolo ter organizado o nosso regresso a Joanesburgo nessa mesma tarde, utilizando um avião privado, evitando dessa forma termos de pernoitar em Qunu, onde não havia alojamento suficiente devido aos inúmeros convidados presentes. A viagem de Qunu para Lanseria, nas proximidades de Pretória, durou cerca de duas horas.Aproveitámos para visitar os nossos filhos e dar uma volta pela cidade de Joanesburgo, que já então se preparava para receber alguns dos jogos do Mundial de Futebol de 2010.

 

Se ainda não foi depreendido, o motivo desta grande amizade que sinto por Madiba é muito simples: uma profunda admiração pela sua personalidade, pelos seus feitos e pelo que ele representa enquanto homem e figura pública. Por outro lado, a retribuição desta amizade e o reconhecimento que ele sempre nos soube manifestar."

Se “Obrigado Madiba”, de Abílio Soeiro, foi um ponto de partida para o apoio à construção do Hospital para Crianças Nelson Mandela, o concurso VENCER É POSSÍVEL representa a continuidade da mesma iniciativa benemérita. A imagem mostra a entrega à Fundação Nelson Mandela de mais um cheque que representa uma significativa parte da venda do livro.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

subscrever feeds